domingo, 15 de outubro de 2006

Ana Miranda em entrevista para o Jornal Amazônia

Como você resume sua carreira na moda?

Antes de tudo posso dizer que sempre gostei de me vestir bem, não significando necessariamente usar roupas de grife, mas me vestir de um jeito que me sentisse bem, desta forma fui criando um estilo muito pessoal desde muito cedo. Profissionamente comecei no mundo fashion em desfiles como modelo de passareala.
Depois acabei me afastando profissionalmente da moda por uns anos, e passei a atuar somente como bibliotecária, coisa que eu também adoro; mas lá pelas pelas tantas com a minha vida mais estabilizada, senti que precisava fazer algo mais, e a moda foi um caminho natural, pois esta nunca deixou de ser um interesse permanente em minha vida, fosse nos momentos em que eu mesmo criava minhas roupas, ou mesmo produzindo familiares e amigas para ocasiões especiais. Há quatro anos atrás montei um ateliê, e as coisas estão acontecendo em um ritmo surpreendente, embora eu pense que ainda esteja só no início, muitas coisas legais já aconteceram, como os desfiles, a produção de artistas e as coleções de roupas com toques regionais, as bolsas, acessórios e as biojóias.


Como está o mercado de moda hoje em Belém? Está crescendo? Por quê?

Belém desde muito tempo foi berço de grandes estilistas que fizeram sucesso mundo afora. Hoje existe um núcleo de estilistas que estão produzindo moda, que embora antenada com as tendências mundiais, busca construir uma identidade amazônica para a moda produzida aqui, que utiliza matéria-prima da região, diferenciando-se de outros polos. Já existem indicativos que esta moda com um jeitão amazônico tem grandes possibilidades de se firmar no cenário nacional e internacional.

O que vc pensa sobre a criação de um curso de bacharelado em Moda em Belém?

Em todas as áreas a qualificação é uma peça chave para o desenvolvimento, o bacharelado em moda provavelmente possibilitará a expansão da cadeia produtiva da moda no Estado, podendo inclusive atrair grandes empresas para se localizarem aqui, pois já somos um polo de materia-prima alternativa, temos muitos talentos atuando no mercado, e com a ampliação da qualificação da mão-de-obra, se completará um quadro muito positivo para a expansão do setor em Belém.


Existe produção de alta costura em Belém?

Sim, só precisa ter uma maior visibilidade por porte do público e da grande imprensa, agora mesmo em novembro teremos o EPAMA – Encontro Paraense de Moda e Artesanato, um maravilhos evento de moda e artesanato, com oficinas, palestras e desfiles, produzido pela Costamazônia, associação do qual faço parte, que ocorrerá em diversos lugares como Estação das Docas, São José Liberto e Teatro Waldemar Henrique. O ponto alto do evento será o desfile de alta costura que vai acontecer no Waldemar Henrique no dia 9 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário