sábado, 30 de agosto de 2008

Desfile com gostinho histórico



PREPARAÇÃO
Amazônia Fashion dá enfoque histórico e compara duas épocas de moda

GUTO LOBATO
Da Redação

Mais uma vez, a Cooperativa de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia) promove um evento visando à construção de um pólo produtivo de moda na capital paraense. Com a presença de diversos estilistas e produtores de moda locais, será lançado neste sábado, 30, às 19h, no prédio da antiga Livraria Universal, localizado no centro histórico de Belém, o 2º Amazônia Fashion Week, com desfiles e exposições focalizados no tema 'Da Belle Époque ao século XXI: 100 anos de moda e cultura'. Na programação, haverá também o lançamento da grife 'Arte da ilha', do projeto de capacitação Corte e Costura, realizado em comunidades de pescadores com o apoio da Imerys Rio Capim Caulim.

No lançamento, haverá a apresentação de diversos looks das estilistas paraenses Elis Cunha, Joana Silva, Benedita Truckenbodt, Enilda Carriça, Ana Miranda e Ana Cecílio, todas da Costamazônia, além da designer de acessórios Mariana Bibas e do grupo Moda Pará, que traz produções da Manufatura, Ná Figueredo, Celeste Heitemann, Rosa Leal, Lele Grello, Maria Helena Meira Mattos, entre outros. Os desfiles serão acompanhados por música ao vivo do grupo Quórum, orquestra de câmara referenciada no Estado, e dão uma prévia do que será apresentado nos desfiles do Amazônia Fashion Week em novembro próximo.

Além da programação dedicada à moda contemporânea, o público de convidados ainda terá a oportunidade de fazer uma comparação histórica e conhecer um pouco mais da produção local à época da Belle Époque; tudo a partir das exposições 'Livraria Universal: 1908-2008', com curadoria de Dulcília Maneschy e 'A moda em 1908: apogeu da Belle Époque', do grupo Modamazônia. Para apresentar seus projetos de sustentabilidade desenvolvidos na região, a Imerys ainda apresenta no espaço a mostra 'Responsabilidade Social: o desafio do século XXI'.

De acordo com a coordenadora geral do evento, a advogada e jornalista Felícia Maia, a intenção é fazer um resgate dos elementos visuais e arquitetônicos de Belém do intendente Antônio Lemos, comparando-os, assim, a um contexto atual. 'Desta forma, agregamos um viés de preservação da memória histórica ao evento, convidando o público a entrar no clima de época enquanto assiste à apresentação das produções de moda recentes', explica.

O próprio espaço no qual o lançamento do AFW acontece remete à temática: fundado em 1908, quando Belém vivia sua fase de maior urbanização, o antigo prédio da Livraria Universal fica situado na rua João Alfredo, que, à época, correspondia a um dos espaços mais chiques da cidade. Recentemente recuperado com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) por meio do programa Monumenta, ele será reinaugurado junto ao lançamento.

Na noite, os convidados ainda poderão viver um momento de nostalgia fazendo um percurso de bondinho até o local. O veículo parte da Casa do Bondinho, na Avenida Portugal com a Rua 13 de Maio, até a João Alfredo. 'Nossa intenção é resgatar o que há de mais relevante nesta história. A região do centro histórico foi um dos cartões-postais da cidade, onde as pessoas passeavam, faziam compras. Queremos sempre manter o foco no mercado de moda em nossas programações, mas sem deixar de focalizar elementos importantes da cultura local, como a história e a arquitetura', enfatiza Felícia Maia.


Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=248&codigo=365894


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