quinta-feira, 23 de abril de 2009

Desfile em homenagem a São Jorge











Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro de vários países e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu.
Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não agüentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Jorge foi vítima da perseguição e tortura devido à sua fé cristã, em 23 de abril de 303 foi decapitado.
A imagem por todos conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Iconograficamente, São Jorge é representado como um jovem de armadura, em um cavalo branco com uma cruz vermelha.
Na semana em que se homenageia o Santo, o Espaço Cultural Taberna São Jorge apresenta o desfile da nova coleção da estilista Ana Miranda inspirada em São Jorge. São roupas, acessórios, bolsas e bio-jóias que carregam as cores e os elementos que compõe o imaginário do santo guerreiro.

A proposta da coleção é apresentar o universo mítico de São Jorge de forma estilizada, utilizando o designer amazônico e matéria-prima regional, traços marcantes em todos os trabalhos da estilista.

Ana Miranda construiu as peças utilizando materiais diversificados como sedas, cuias, fibras, chifre e osso. E adotando as cores verde, vermelho e o preto, e símbolos como a espada, a cruz, o dragão e o cavalo. Além das cores e os elementos de Jorge, as roupas criadas pela estilista apresentam como característica fundamental a leveza e a fluidez, de acordo com as tendências do mundo fashion. Quanto ao desfile propriamente dito, destacamos que ele inova, ao mesclar modelos profissionais e convidados especiais que mostrarão as peças, que homenageiam São Jorge.

Um comentário:

  1. Adorei!! Lindo desfile lindas roupas, tudo muito bom. E sucesso sempre..Prabéns !!!

    ResponderExcluir