Costamazônia lança Amazônia Fashion Week em prédio histórico
BELÉM (PA) – A Cooperativa de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia) lança neste sábado (30), às 19h, a 2ª edição do Amazônia Fashion Week, na antiga Livraria Universal, na Rua João Alfredo, local histórico que será reinaugurado na ocasião. O tema deste ano é: 'Da Belle Époque ao século XXI: 100 anos de moda e cultura'. Para que os visitantes se sintam no
clima da programação, o bondinho de trilhos que circula pelo comércio fará o transporte até o local do evento. A saída será da Casa do Bondinho, na Avenida Portugal com a Rua 13 de Maio, das 19 às 19h30.
Os desfiles serão somente de estilistas paraenses, como Elis Cunha, Joana Silva, Benedita Truckenbodt, Enilda Carriça, Ana Miranda e Ana Cecílio, da Costamazônia; a designer de acessórios Mariana Bibas; e o grupo Moda Pará com trajes da Manufatura, Ná Figueiredo, Celeste Heitemann, Rosa Leal, Lele Grello, Maria Helena Meira Mattos, e outros. Ao convidarem apenas profissionais “da terra”, os organizadores do evento pretendem valorizar a produção local.
Os desfiles terão música ao vivo, com o grupo Quorum, uma orquestra de câmara. Três exposições fazem parte da programação: 'Livraria Universal: 1908-2008', com curadoria de Dulcília Maneschy; 'A moda em 1908: apogeu da Belle Époque', desenvolvida e executada pelo grupo Modamazônia; e 'Responsabilidade Social: o desfio do século XXI', montada pela empresa patrocinadora do evento Imerys Rio Capim Caulim.
O Amazônia Fashion Week acontece de 16 a 21 de novembro de 2008, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia; no barco Tribo dos Kaiapós, da Vale Verde Turismo; e no Hotel Crowne Plaza. Paralelamente ao AFW, acontecerá também o 8º Encontro Paraense de Moda e Artesanato (EPAMA). (Da redação) fonte: http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=1110
A nova coleção de camisas do Círio da estilista paraense Ana Miranda será lançada hoje, às 20h, no Espaço Mira Campos. Um desfile mostrará o resultado do trabalho da coleção temática, além de apresentar bolsas de sua criação. Antes do desfile o evento traz, a partir das 18h, exposições de aquarela dos artistas Sérgio Bastos e João Porto, de peças de miriti do artesão Jeferson Cruz, mostra de mantos confeccionados pela costureira Thérsè e exposição da artista plástica Vânia Abrão, com mantos em madeira e cerâmica. Hoje, o evento é restrito a convidados, mas o espaço fica aberto diariamente para compra de peças, no horário de 9 às 19h. 
Mais uma vez, a Cooperativa de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia) promove um evento visando à construção de um pólo produtivo de moda na capital paraense. Com a presença de diversos estilistas e produtores de moda locais, será lançado neste sábado, 30, às 19h, no prédio da antiga Livraria Universal, localizado no centro histórico de Belém, o 2º Amazônia Fashion Week, com desfiles e exposições focalizados no tema 'Da Belle Époque ao século XXI: 100 anos de moda e cultura'. Na programação, haverá também o lançamento da grife 'Arte da ilha', do projeto de capacitação Corte e Costura, realizado em comunidades de pescadores com o apoio da Imerys Rio Capim Caulim.